Como vencer o desafio da dieta

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Toda segunda-feira é a mesma história: vou começar a dieta. Mas o dia vai passando e a vontade também. Mais uma semana passa e mais uma vez a dieta fica para a próxima segunda-feira. Manter uma rotina de emagrecimento não é fácil. É até mais difícil do que parece. O maior desafio é vencer a preguiça, dar o primeiro passo.

Começar a malhar, começar a mudar a alimentação são os passos mais difíceis. Depois que se tornam hábito, é mais fácil manter. Fazer dieta significa abrir mão de muitos prazeres da vida. Toda escolha dos alimentos se torna uma decisão e toda decisão tem alternativas: prazer momentâneo ou corpo ideal?

O grande segredo para vencer o desafio da dieta é trabalhar seu psicológico, não se deixar vencer por ele. Confira algumas dicas que te ajudarão:

– Tenha uma inspiração. Busque alguém que tenha o corpo parecido com o que você deseja ter. Espelhe-se nessa pessoa e mantenha o foco na dieta e atividade física. Mas cuidado com a pessoa em que irá se espelhar. Procure alguém com o tipo físico semelhante ao seu para que possa alcançar os resultados. Caso contrário sua frustração só aumentará.

 

 

 

 

 

 

– Não tenha pressa. Não adianta querer fazer tudo em um dia só ou uma semana. É preciso paciência. Emagrecer e chegar ao corpo ideal é um processo, leva tempo. Não se sobrecarregue nem faça sacrifícios na dieta. Você não precisa passar fome. Não irá resolver em menor tempo. Pelo contrário, você poderá engordar mais com esses exageros e se machucar.

 

 

 

 

 

 

– Crie um “diário” para esse processo. Vá anotando nele suas metas e suas conquistas. Servirá de motivação para as horas difíceis, para saber até onde já chegou.

 

 

 

 

 

 

 

 

– Seja realista em sua meta. Não adianta exigir o impossível. Faça as coisas de forma saudável, conforme seu metabolismo, seu corpo. Crie metas para curto, médio e longo prazo. Assim você não irá se desanimar.

 

 

 

 

 

 

 

 

– A cada meta alcançada se recompense. Quando atingir uma meta você merece um presente, mas nada que te faça fugir da dieta. Pense em um presente mesmo. Uma roupa nova para a academia, aquela peça que você queria usar, mas não tinha o corpo ideal.

 

 

 

 

 

 

 

– Escolha uma atividade que goste. Não adianta escolher uma atividade e fazê-la por obrigação, você precisa gostar para se manter fazendo. Quando é divertido, você não se desanima e nem vai ter preguiça. Será satisfatório.

 

– Qualidade não significa preço. Você não precisa usar aqueles produtos caros ou estranhos que aparecem nas dietas. Você pode adequar seu cardápio com o que tem em casa, basta saber combinar o prato. Frutas, verduras e legumes podem ser produzidos em casa. São até mais saudáveis.

 

– Não faça sacrifícios desnecessários. Você não precisa se privar de tudo que é bom. Basta dosar a frequência e a quantidade. Só evite fazer isso todos os dias ou uma vez por semana.

– Não visite a balança com frequência. O ideal é se pesar de 15 em 15 dias. Assim você verá resultados e se sentirá motivado. Se fizer isso todos os dias não perceberá as mudanças e se desmotivará.

 

– Não se exclua. Você pode ir para a festa, ir ao jantar ou almoço na casa dos amigos, dos familiares. Lembre-se: você pode comer normalmente, desde que em pequenas porções. A privação faz da dieta uma tortura e dificulta o emagrecimento.

 

– Drible a fome. Para aliviar a sensação de fome, especialmente nos primeiros dias, aumente a mastigação. Quanto mais mastigar um alimento, mais rápida será sua saciedade. Outro aliado nesses momentos é a água. Quando sentir fome, beba água. Ela ajuda a enganar a sensação.

 

Não caia em tentação já na primeira dificuldade. Controle e disciplina são os alicerces para o sucesso da dieta. Mantenha-se firme e lembre-se de que é por uma boa causa. Seu corpo perfeito só depende de você.

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